quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O que a educação fez comigo


Quando entrei pra faculdade de Pedagogia, eu pensei: "é só por um tempo...quando eu me formar, arrumo um emprego e pago outra facul na qual eu possa ganhar mais dinheiro".

É, senhores, pelo que vocês veêm, até agora não o fiz.


A educação parece um bichinho que te morde e vai corroendo sua alma até você finalmente se tocar que não vai cosneguir sair!

Meus alunos me fazem sorrir e gargalhar todos os dias! Eles são a demonstração clara do que é o respeito ao próximo sem distinção de cor, de poder aquisitivo, de sexo, de tamanho ou de qualquer história da família. Se o brinquedo está velho, eles não ligam, o que importa é brincar. Se o amigo for filho de bandido, eles não ligam, o que importa é a troca de idéias. Se o amigo é mais velho, também não ligam, o que importa é tê-lo ali para compartilhar.

Eu sempre acreditei que Deus não me colocou nesse lugar crazy por nada. Alguma coisa eu tenho que fazer. E taí algo que eu não havia reparado: as crianças são a sementinha do mundo, eles têm o poder de transformar o que vivemos agora em algo muito melhor...e nisso eu posso ajudar.


Criança é feliz por si só, vem de dentro pra fora. Isso é que é FODA nelas!


Difícil pra mim, muito difícil mesmo é ver tantas coisas ilegais, ileais e antiéticas nos ambientes de educação por onde já passei.

Começou na faculdade, quando eu via que muitas pessoas estavam lá só mesmo por aquele papel chamado DIPLOMA, pensando somente mesmo do dinheiro que isso poderia lhes proporcionar. Faziam trabalhos completamente copiados do bom e velho google, adoravam os professores que gastavam metade da aula falando besteirol e mendigavam até o último décimo, pois o mais importante era o status da boa nota.

Depois, veio a vida profissional. Não vou abordar aqui a remuneração, nada relativo à dinheiro, pois todos já sabem como a educação é desvalorizada. Mas quero falar aqui das questões de ética. Num ambiente de educação, todos os engajados devem ter a
postura educadora. Nós somos a referência para aquelas crianças e, querendo ou não, somos formadores de opiniões.

E eu vejo pessoas querendo tomar o lugar das outras (pra ganhar micharia a mais), pessoas querendo parecer melhores do que as outras (até as que ganham $$$ a mesmíssima merreca), pessoas que não respeitam o espaço do outro, para sempre se dar bem. E é exatamente isso que as crianças veêm o tempo todo. Eles são puros, internalizam tudo que há ao seu redor. E é isso que aprendem.
O que eu estou dizendo é que, ao contrário do que achava antes, nem tudo gira em torno do dinheiro. Porque a educação paga merreca mesmo. Tudo gira em torno é do status, do ego. Pra mim, essas pessoas podem saber tudo de conteúdos programáticos, tudo de metodologias. Mas são péssimos professores. Porque não sabem ensinar VALORES.

E o que falta na nossa sociedade são os VALORES de bom caráter.

Me preocupo com isso não só porque vivencio. Me preocupo porque penso no que o meu filho vai ter que aturar do seu filho.

Pense nisso!
Beijocas,

Tati.

2 comentários:

Luciana S. disse...

"Criança é feliz por si só, vem de dentro pra fora. Isso é que é FODA nelas!"

Na terapia, escuto sempre que nós DEVEMOS ser mais ingênuos, relembrando os tempos de criança. Dessa forma seremos mais felizes de verdade, como as crianças.

"Me preocupo com isso não só porque vivencio. Me preocupo porque penso no que o meu filho vai ter que aturar do seu filho."

Eu trocaria a palavra "aturar" por "aprender".

Bom post! Mas preocupante...

**TaTi** disse...

pq preocupante?
#nocomprendo